quarta-feira, 29 de junho de 2005

Assine aqui, p.f....

Há dias fui a uma reunião de pais, na Escola de S. Pedro (SP).

Assuntos a debater: obras na Roberto Ivens (RI) , transferência (possível) de alunos de São Roque e Livramento para a mesma Escola; (possível) fim do desdobramento da Escola de S. Pedro.
Orador principal: Carlos Veloso, Presidente do Conselho Executivo da RI.
Intenções: o Presidente da RI não queria (pelo menos para já) receber os alunos de São Roque e Livramento. O Presidente da RI quer que alunos da Escola de SP sejam transferidos para a RI, a fim de se terminar com o desdobramento existente.

Alegações de Carlos Veloso:
- a existência de um despacho do Secretário Regional da Educação (SRE) a dizer que enquanto a RI estivesse em obras, os alunos das freguesias referidas seriam encaminhados para a Canto da Maia (CM).
- As obras da RI estão no final da PRIMEIRA FASE, que consta da construção de raíz das novas valências.
- Posteriormente ao final das obras da 1ª fase, seguir-se-á uma 2ª fase, de restauração do edifício antigo da RI.
- Mesmo com a 1ª fase terminada (termina em Agosto, segundo o SER), face à existência de uma 2ª fase, as obras não acabam definitivamente este ano.
- Caso tal acontecesse, poderia haver problemas de segurança, pelo “excesso” de alunos.
- Nas novas instalações iriam ser instalados “serviços específicos” necessários ao funcionamento da escola. Nem todas as salas serviriam para aulas, daí não caberem todos os alunos.

Carlos Veloso, propõe assim aos pais e encarregados de educação da Escola de SP que assinem um documento, a pressionar o SRE, para que, antes de deslocar os alunos de S. Roque e Livramento, se desloquem os de SP, a fim de terminar com o desdobramento.
O Presidente insiste no facto de não se estar aqui a tentar discriminar os alunos de S. Roque e Livramento: trata-se principalmente e acima de tudo, de justiça fundamentada na lei (o despacho provisório do SRE, em relação às obras da RI).
Caso os pais assinassem o documento, a enviar ao SRE e a concretizar-se o cenário dos alunos de S. Roque e Livramento não serem encaminhados para RI, existira a FORTE POSSIBILIDADE (mas não a certeza) de se poder encaminhar sim alunos da
Escola de SP para a RI e acabar de uma vez por todas com o desdobramento, que causa incómodos a dezenas e dezenas de famílias.

Ora como é lógico, todos os pais assinaram o documento.

A discórdia entre as escolas RI e CM foi assunto noticiado por diversas vezes em rádios, televisão e jornais.

Passados alguns dias (hoje, 29/06/05), o SRE visita a Escola RI e informa que os Alunos de S. Roque e Livramento vão ser transferidos para a RI e os alunos da Escola de SP vão também para aquela escola, de forma a acabar com o desdobramento de horários de uma vez por todas.

Carlos Veloso aproveita também na mesma altura para dizer que assim vão ter que adiar a instalação de alguns “serviços específicos” no novo edifício, por um ano.

Bem, agora falo eu para dizer:
Terá Carlos Veloso tentado por os “serviços específicos” à frente dos alunos?
Se afinal cabem lá todos (vão ser cerca de 600, no total), porque é que Carlos Veloso não queria receber os alunos de S. Roque e do Livramento?
E porque é que receberia de “braços abertos” os da Escola de SP? Compaixão?
Todos sabemos que os alunos de São Roque e do Livramento tem a FAMA de problemáticos, vindos de duas freguesias com carências e problemas.
Carlos Veloso não queria recebê-los porquê, afinal?
Por falta de segurança? Ele mesmo afirmou que a falta de segurança, mesmo durante obras, nunca se poria, até porque a segurança dos alunos estava primeiro.

Sinceramente e na MINHA opinião, o Presidente da RI não queria receber os alunos de S. Roque e Livramento precisamente por poderem estes ser alunos problemáticos. Esta seria, na MINHA opinião, a única razão. Esta é, na MINHA opinião, a única razão lógica para Carlos Veloso se ver na necessidade extrema de, não conseguindo por outra forma, reunir os pais da Escola de SP e “pedir” para assinarem um documento contra essa transferência, com o falso pretexto de que se não houvesse transferência de alunos dessas duas freguesias, a Escola de SP poderia transferir os alunos e acabar com o incómodo desdobramento.

Carlos Veloso USOU os pais e encarregados de educação da Escola de SP para pressionar o SRE a atender os pedidos do Conselho Executivo da RI, a que preside, digo eu.
Na MINHA opinião.
Má opção, má figura. Na MINHA opinião.

1 comentários:

Anónimo disse...

"A descriminação social começa nas secretárias das escolas!" A posição do presidente do conselho Executivo da R.I. é previsível e um espelho da própria "democracia" levado a cabo pelas escolas e todo nosso sistema social! Pode-se começar pela separação de alunos filhos de "Doutores" e de alunos "normais" em turmas distinctas! Logo os melhores professores são indicados ás primeiras turmas e o estagiários que fiquem com os "Outros". Isto leva-me a uma curiosidade: -Há uns anos, aquando das obras de remodelação da Escola Canto da Maia, os alunos de São Roque e do Livramento passaram a inserir-se na zona pedagógica da Escola Roberto Ivens... Agora com a remodelação da R.I. a zona pedagógica destes alunos muda mais uma vez! Se calhar sou eu que sou um pessimista e um crítico profundo da atitude democrática do nosso sistema educacional e como tal propício a conspirações... Mas que MAIS esta atitude socialmente marginalizadora deixa-me a pensar muito deixa.... Ou sou só eu que acho que tudo isto já não é suficientemente subtil para passar sem intervenção? Se calhar sou só eu..............