terça-feira, 7 de dezembro de 2004

Simpáticos? Só alguns...

O povo açoriano tem fama de ser simpático, hospitaleiro. Sempre teve. E continuará a ter porque de facto é simpático, amigo de ajudar, hospitaleiro. Somos assim, sem dúvida. Mas como em tudo, há casos e casos, não há regra sem excepção. E as excepções são cada vez mais frequentes.
Atente-se nas grandes superfícies de Ponta Delgada.
É impressionante.
A grande maioria das pessoas que nos antendem são antipáticas. São desleixadas. Parece que estão ali por favor. Atendem-nos a olhar para o dia de ontem. Dão a impressão que ninguém lhes paga e toda a gente lhes deve.
Cúmulo dos cúmulos são o Hiper Solmar e o Modelo. A grande maioria dos caixas que lá trabalham são de uma antipatia inquietante. Muitos deles fazem questão até de evidenciar a sua má disposição. Os clientes até se sentem mal, sinceramente.
Dois exemplos: No Modelo, dirigi-me a um caixa e paguei as minhas compras ,não estando mais ninguém na fila. Ia eu a sair, e chegou mais uma pessoa com compras. O caixa pura e simplesmente começou refilar sozinho, mas de forma a que as pessoas próximas percebessem, como se aquele cliente devesse ter escolhido outro caixa, só para não lhe dar trabalho. No Solmar então... bem... Fui recentemente atendido por um caixa que se limitou a ignorar-me desde que cheguei até que me fui embora. Pegou nas compras, passou-as no scanner, e nem o total me disse. Impressionante. E enquanto me fez a conta, foi olhando para todos os lados menos para aquilo que estava realmente a fazer.
E como estes, muitos mais exemplos poderiam ser referidos.
Ninguém pede para ser recebido com passadeira vermelha e sorrisos de orelha a orelha, mas um meio termo não ficaria mal.
São mal pagos? Pois se calhar são. E que culpa têm os clientes?
Vivem dependentes do trabalho precário, com contratos que muitas vezes nem renovados são, com ordenados mínimos e com horas extras mal pagas? Pois às tantas assim é, mas que culpa têm os clientes?
E quem fala nestas duas grandes superfícies, fala também em muitas das lojas dos centros comerciais desta terra.
Onde é que está o problema? Na cabeça de alguns? Na (falta de) vontade de outros?
Em algum lado está, isso é garantido.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Zirigunfo:

Anónimo disse...

Caro Zirigunfo:
Bem vindo ao mundo dos "McJobs".
Já pensei várias vezes se era impressão minha ou se era dejá vu o facto de a maior parte do atendimento em grandes superfícies comerciais espalhadas por este país fora é da qualidade mais rasca e impessoal que se pode imaginar. É dejá vu, pois isto acontecia-me muitas vezes nos EU e também em Paris (ok, os gauleses são todos assim!). A minha atitude favorita (pah, que tal começar uma coleção "Cromos do Atendimento"??) é aquela em que, enquanto a aviar os clientes através das respectivas caixas, os operadores(as) travam conversas pessoais entre eles, tal e qual como se estivessem numa mesa de café. So lhes faltam as bicas ã frente e óculos de sol estilo "Pedro Abrunhosa".
O fenómeno, pelo menos por bandas lusas, pode ser explicado, talvez, pelas pobres práticas de contratamento laborial que estas empresas utilizam, e não só. Parece-me, pelo menos a mim, que em Portugal, os empregadores, em geral, preferem dar acesso aos já poucos postos de trabalho existentes àqueles que apresentarem, como qualidade de personalidade principal, um desespero por trabalhar tão grande que aceitam toda e qualquer condição que se lhes imponha, incluíndo o salário mínimo de miséria. E não penses que o Estado está isento de culpas: é ele próprio, em parte, o fomentador desta situação, pois incentiva o contratamento das camadas populacionais mais desfavorecidas através de incentivos fiscais.
Há muito mais que pode dizer acerca disto, mas posso afirmar, por experiência própria, que isto não é um caso isolado de "mau portuguesismo". É mais um belo exemplo dos "benefícios" de estarmos mais e mais enbrenhados na consciência da "Aldeia Global".
O teu amigo Arroja ;-)

Anónimo disse...

concordo com td o k se disse1 na ilha de são miguel o atendimento e os serviços são a coisa mais horrenda k ja vi em toda a minha vida!!!! quando entras numa loja até parece k na tens €€€€€€ pa pagar as compras com a cara k te olham as empregadecas que nem se vestir sabem muito menos falar correctamente o nosso portugues (e é so isto pra na tar aki a falr das linguas estrangeiras...) se as pessoas na estão satisfeitas com o seu salário, com a sua posição na empresa ou com a empresa em si, que se mudem!!! ou seker protestem lutem por akilo k tem direito (o k secalhar nunca aconteceu) há muito gente por ai que "dava os dedos" pra poder trabalhar numa caixa do hiper, numa perfumaria ou simplesmente numa loja de roupa interior.