quarta-feira, 22 de dezembro de 2004

Câmara de Peniche no seu melhor

“Fornecer alimento nos espaços públicos e atrair animais de companhia, errantes, selvagens ou que vivam em estado semidoméstico no meio urbano, tais como gatos, cães e pombos, vai passar a ser punido em Peniche com a coima de um décimo do salário mínimo nacional, cerca de 36 euros.”

“Com a aplicação desta medida, a edilidade pretende contribuir para a melhoria das condições higiénicas do concelho e aumentar a segurança da população”.

In Correio da Manhã, quarta-feira 22 de Dezembro de 2004

Bem, esta deliberação camarária só demonstra a pequenez e mesquinhez de quem, por voto popular, foi posto à frente dos destinos de tal concelho.
Aliás, aconselho vivamente ao “génio” que magicou esta “nobre” ideia que, para bem da medida e da sua aplicação futura, encomende uma campanha publicitária, com divulgação em jornais, televisões e rádios nacionais e regionais e com outdoors estrategicamente colocados em todo o concelho, anunciando: “Problemas com gato e cão? Matá-los à fome é a nossa solução!”.
(de notar o tom popular da rima – resulta sempre)
Ah, e se a medida der o resultado esperado, ou seja, a matança desalmada dos cães e gatos que abundam em Peniche e que tanto preocupam El-Rei J.G., excelso Presidente de Câmara, só espero que abdiquem de a utilizar contra a oposição que, coitada, pouco ou nada se opõe a sua Alteza Real.
Provavelmente, a vadiagem animalesca actualmente preocupa mais os cérebros iluminados que gerem um concelho que tanto tem para oferecer, mas que alguém teima em não desenvolver.
Não houve, há uns anos atrás, um Comandante em Chefe deste país que optou por cultivar a ignorância do povo, porque um povo ignorante é bem mais fácil de comandar? Contaram-me essa história várias vezes... Eu não vi, ainda não era vivo...
E por falar em vadiagem (dos animais, é claro). A deliberação camarária inclui as dezenas de milhares de gaivotas que infestam Peniche?
É que eu cá conheço alguns casos de gaivotas alimentadas como se de animais domésticos se tratassem...
Sai uma alteração fresquinha à deliberação! (Raios partam, como é que não nos lembrámos das gaivotas???!?!?!).
Sr. Presidente, já agora, porque não adoptar a mesma medida a quem alimentar directa ou indirectamente as dezenas de toxicodependentes que conspurcam locais nobres da sua cidade, tão desleixadamente tratados pela autarquia?
E quem fala nessa “classe”, porque não também dar um jeitinho àqueles idosos que se juntam na Ribeira ou nos Portões de Peniche de Cima, para criticar diariamente o mui nobre trabalho da Câmara?
Mas tome cuidado. É que se a medida pega mesmo e começa a dar resultados, ainda poderá ver-se tentado a aplicá-la dentro da própria câmara municipal e isso pode trazer-lhe desgostos. Sérios desgostos.

A bem dos animais, que não tem culpa de viverem num concelho tão mal gerido.
(gaivotas incluídas)

0 comentários: