sexta-feira, 18 de novembro de 2005

Um computador por 100 Dólares

Posted by Picasa

Chamam-lhe a "Máquina Verde" e é a concretização de um sonho de um dos gurus das novas tecnologias da informação, Nicholas Negroponte, autor do livro (que recomendo vivamente) "Ser Digital".

SIC
É verde e tem uma manivela amarela para poder funcionar onde nem sequer há electricidade. Tem um desenho de excepcional versatilidade. Faz tudo o que os computadores grandes fazem, incluindo acesso à Internet sem fios. Só tem um ecrã mais pequeno e pouca memória de discos. Usa o sistema operativo Linux, pode ser alimentado normalmente ou com a manivela incluída, ligações Wifi e USB. Os protótipos têm um processador de 500 Mhz e 1GB de memória.
É um sonho de Nicolas Negroponte, um dos "gurus" das novas tecnologias que agora conseguiu o importante apoio de Kofi Annan.
Negroponte tenciona conseguir encomendas na casa dos 5 a 10 milhões de computadores, todos para serem oferecidos a crianças e escolas de alguns dos países mais pobres do mundo. Estão a decorrer negociações com a Nigéria, Egipto, Brasil, Argentina, Tailândia, China e Índia.
Ainda não foram escolhidos os fabricantes, mas Negroponte espera ter alguns milhares de máquinas em 2006, apontando metas ambiciosas, na ordem das dezenas de milhões, no início de 2007.
A prioridade é conseguir distribuir as máquinas gratuitamente, mas Negroponte não exclui a possibilidade de serem vendidos computadores com a mesma tecnologia a preços até mais elevados, seria mais uma forma de financiar o programa "um computador portátil para cada criança".
Nos países onde Negroponte quer colocar a "máquina verde", 85 euros é muito dinheiro. Levar tais tecnologias a populações que lutam pela comida diária não é uma iniciativa pacífica. É um dos mais ambiciosos programas para levar a sociedade de informação de facto a todos.
Utopia ou iniciativa genial, loucura ou um programa que ficará na história da humanidade, tudo indica que a resposta está para breve.
Apresentação do computador de 100 dólares no MIT:
http://laptop.media.mit.edu/

Público
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1239183&idCanal=61

1 comentários:

Pedro Lopes disse...

Caro H. Blayer, hoje é dia 3 de Junho de 2007, e vim aqui parar através de um seu comentário, feito hoje, no Blogue onde escrevo.

É verdade que este projecto tem avançado, mas não com a velocidade que Negoponte previa. Ele é um visionário, mas vamos devagar, até porque o Mundo anda devagar.

Mas têm sido desenvolvidos projectos em vários países pobres, tais como Cambodja.

Mas Negroponte já tem sofrido alguns disabores, como a concorrência da Intel, contra o seu projuecto, que mais do que empresarial, é Humanitário.

Até 2009, se Deus quiser.