terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Uns e Outros

Transcrevo aqui na integra, com honrosa vénia e sem a devida autorização (processa-me, Zé!) um post (com o qual concordo em pleno) acerca das exigências que os sindicatos de professores têm vindo a fazer, e da polémica em torno de uma carreira que muitas vezes é mal compreendida, mas muitas vezes também se perde entre professores e candidatos a tal profissão.

"OS OUTROS
Na sequência do que ontem escrevi sobre professores e candidatos a professores, considero ser de clarificar mais um pouco a minha reflexão.
Depois do 25 de Abril, com o alargamento da escolaridade básica e do assumir a consciência por muitos de que saber mais, corresponderia a melhores oportunidades, as escolas receberam milhares de novos alunos tornando manifestamente insuficientes o número de docentes existentes com alguma preparação científica e pedagógica. Por outro lado o número de licenciados e de bacharéis existentes no mercado, também era manifestamente insuficiente para acudir ás necessidades das Escolas e para as necessidades gerais do país que pretendia dar um salto a caminho da Europa.
Recorreu-se então a jovens universitários fosse qual fosse o seu grau de escolaridade e, quando mesmo estes se tornaram poucos, recorreu-se aos que tinham no mínimo o 7º ano liceal e depois, o 11º ano de escolaridade.
Sendo que a Matemática e o Português eram comuns a todos os anos de escolaridade e sempre foram disciplinas pouco acarinhadas aqui aconteceu o que nunca deveria ter acontecido. Receberam em maior número pessoas sem preparação académica, pedagógica e didáctica do que em quaisquer outras disciplinas.
Não foi por isso no entanto que não começaram logo a surgir inúmeras reivindicações no sentido de criar ao Ministério da Educação responsabilidades de ligações contratuais, a estes funcionários temporários que supriram faltas de docentes no sistema. Eram contratados por um ano lectivo, o Ministério da Educação pagava-lhes por isso e aí deveriam ficar as relações de trabalho.
Mas começou por se criar no espírito das pessoas a ideia de que se tinham trabalhado como professores, eram professores, logo teriam de ser respeitados como tal. É a época em que o slogan "A trabalho igual salário igual" foi gritado tanto, que a mentira mil vezes repetida se tornou verdade.
Professores são aqueles que, com formação científica, pedagógica e didáctica, por meio de um conjunto de regras chegam ao patamar em que o Ministério com eles assume um vinculo contratual definitivo.
O facto de uma pessoa tirar uma licenciatura para poder vir a trabalhar como docente, não o torna docente automaticamente. Torna-o candidato a docente. No fundo é o mesmo que qualquer licenciado que tira uma formação académica qualquer.
Seria óptimo que quem se licencia ficasse com emprego garantido. Mas não é assim que as coisas funcionam em nenhum país do mundo.
Cumpriria aos Sindicatos em particular e aos professores em geral desmistificar este raciocínio quando ano após ano se afirma que ficaram milhares de professores no desemporego. Não ficaram nada. Com aqueles que são efectivamente professores não há desemprego.
Cumpre a todos os que têm um vínculo contratual com o Ministério e aos seus representantes legítimos, melhorar os graus de exigência nas escolas. Por mais que exista o recurso a gente fora do sistema para cobrir eventuais faltas, isso não dá a ninguém mais qualquer garantia do que auilo para que foi contratado.
Pode não se considerar com as regras. Mas enquanto elas assim forem, terão de ser cumpridas.
Não digo que ao longo dos anos não se tenha recorrido a pessoas dignas, voluntariosas e capazes. Mas foram contratadas só para aquilo. Para não mais.
Se os sindicatos não fossem tão imobilistas e conservadores, há muito que tinham desmontado estas meias verdades que capeiam nos órgãos de comunicação social como se fossem factos assumidos.
Julgo que se todos começarmos a olhar para o ensino com um grau de exigência maior, assumindo que rigor e produtividade não são só indíces de qualidade para as empresas, talvez os nossos alunos possam começar a surgir no mercado de trabalho com melhores saberes e capacidades, tornando-nos finalmente um país europeu."

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