quinta-feira, 28 de maio de 2009

Não sei se é por aí...

Carlos César defende obrigatoriedade de voto...

"o presidente do Governo pormenorizou que – por considerar que “a nossa democracia precisa de mais do que aquilo que tem hoje, em termos de participação eleitoral – o voto deveria ser obrigatório no território nacional”, incorrendo os cidadãos que, injustificadamente, não votem, em penalizações no âmbito fiscal, de benefícios ou do acesso a serviços públicos".

Digo eu que o desinteresse dos cidadãos pela política é cada vez maior. Freeport's, BPP's e casos do género "ajudam" bastante a esse sentimento, mas os nossos "Atlântidas" e as "Sortes de varas" e as trocas de candidatos (e afins) também fazem o mesmo.
Cheira-me que estas europeias vão ter das mais elevadas taxas de abstenção que há memória...

E o descrédito da política faz-me lembrar o descrédito da igreja católica. E eu por ter sido baptizado pouco depois de nascer não me vejo obrigado a ir à missa todos os Domingos. Nem vou.

1 comentários:

Tiago R. disse...

Em nenhum lugar onde foi instituído, o voto obrigatório resolveu qualquer problema. Isto chama-se uma cortina de fumo já a preparar a vitória da abstenção nas eleições de 7 de Junho.

Enquanto cada vez mais se forem esvaziando os mecanismos da democracia participativa, cada vez mais se perderá o interesse pela democracia representativa.

É pena... Era suposto serem complementares...