terça-feira, 3 de abril de 2007

Autismo, entre outras coisas

A nova lei da Pesca Lúdica nos Açores está quase a entrar em vigor, se bem que em termos de LICENCIAMENTO (emissão de licenças) para Caça Submarina só entre em vigor a 1 de Janeiro de 2008.
É claro que nessa altura, o preço das licenças vai disparar e subir muitas centenas porcento, mas até lá, existem outros aspectos que irritam qualquer pessoa (não deputado) minimamente informada acerca da matéria.
Primeiro, porque contra muitos pareceres CIENTÍFICOS, vai continuar a ser PROIBIDO apanhar meros, de caça submarina, quando na pesca lúdica ou profissional, vai continuar a ser permitido apanhar à grande e à açoriana.
Segundo, vai deixar de ser permitido e logo, PROIBIDO, apanhar LAPAS, estando dentro de água.
Para quem é Açoriano, passa a ser (daqui a dias) proibido apanhar lapa "brava" (as amarelas), sendo possível apenas apanhar lapa "mansa" (as pretas ou cinzentas), para quem anda pela rocha de faca na mão.
Rídiculo?
Não, meus senhores.
É mais que ridículo.
É uma perfeita ordinarice.
O novo Decreto Legislativo Regional (a malta deve escrever estes nomes com letra maiúscula) tenta (em vão) colmatar as falhas gravíssimas da fiscalização, com maiores restrições.
O erro que que qualquer pessoa investida de (alguma) autoridade comete, para tentar que qualquer outro não faça o que o "investido" acha mal, nem que seja só "porque sim".
Mas esta questão remete para muitas outras onde nenhum governo teve até agora tomates para "chafurdar": acha o governo e a maioria dos deputados, (visto que apenas o deputado popular votou contra, os do PSD abstiveram-se) que com esta legislação se vai combater e controlar quem faz da pesca lúdica, um negócio.
Caríssimos, se a fiscalização continuar a ser a mesma, a treta vai continuar no mínimo, igual.
Num "balanço" final, o governo diz "apanhem lá 10 peixes (mais 5 do que podiam apanhar até agora) mas não pensem em apanhar lapas".
Isto não é mau: é péssimo.

0 comentários: