quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Tem a sua lógica...

Mandaram-me isto... Dizem que foi escrito por Miguel Sousa Tavares... Não fui confirmar, mas fiquei a pensar no que li. Por isso partilho.

Uma história de 2 aeroportos:
Áreas:
- Aeroporto de Málaga: 320 hectares
- Aeroporto de Lisboa: 520 hectares
Pistas:
- Aeroporto de Málaga: 1 pista
- Aeroporto de Lisboa: 2 pistas
Tráfego (2004):
- Aeroporto de Málaga: 12 milhões de passageiros,taxa de crescimento, 7% a 8% ao ano
- Aeroporto de Lisboa: 10,7 milhões de passageiros, taxa de crescimento 4,5% ao ano.
Soluções para o aumento de capacidade:
- Málaga: 1 novo terminal, investimento de 191 milhões de euros,capacidade 20 milhões de passageiros/ano. O aeroporto continua a 8 Kmda cidade e continua a ter uma só pista
- Lisboa: 1 novo aeroporto, 3.000 a 5.000 milhões de euros, soluçãofaraónica a 40Km da cidade

É o que dá sermos ricos com o dinheiro dos outros e pobres com opróprio espírito. Ou então alguém tem de tirar os dividendos dosterrenos comprados nos últimos anos. Ninguém investiga isto? É precisofazer alguma coisa.

No final do mail, vinha esta frase: "Pelo menos divulguem, ou faremos parte de "Otários" silenciosos."

2 comentários:

Anónimo disse...

Dá-me a impressão que a construção desse novo aeroporto tem traços muito semelhantes à construção dos 10 (DEZ) estádios novos para o Euro2004, numa altura em que a crise económica no nosso país já era evidente. Há muita gente que não percebe que o futebol, tal como outras coisas, não é um desígnio nacional, é apenas um jogo, um factor de divertimento. Temos sempre a mania de querermos ser grandes em coisas que não teem a importancia que lhe queremos dar, e que pelo visto são resolvidas de forma muito mais simples e económica por países com mais recursos do que nós.
Voltando mais uma vez ao futebol como exemplo, relembro o Euro2000, organizado por 2 países mais ricos do que nós (Holanda e Bélgica) e que no seu conjunto só tinham 8 estádios...

Esse novo aeroporto será uma boa desculpa para futuros governos nos virem novamente agravar (ainda mais) a carga fiscal.

Palas disse...

Só não há dinheiro para a prevençao dos incêndios...no comments