segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
"Depois não venham dizer que eu não avisei..."
Foi isto que o Presidente da República disse em (mais uma, xiça) comunicação ao país.
Só é pena não ter explicado o que o levou a agir da forma que se viu, ao não pedir que o Tribunal Constitucional se pronunciasse acerca do artigo 114º.
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Falar sem dizer nada (ou falar à Guterres)
Nota do GACS:
"A secretária regional da Educação e Formação e os representantes dos sindicatos de professores da Região acordaram, hoje, o calendário de negociações de diversas matérias, com destaque para o processo de avaliação dos docentes. Numa reunião realizada em Angra do Heroísmo foram escalonadas várias rondas de debate, aagendadas para a primeira quinzena de Janeiro . Em declarações aos jornalistas depois do encontro, Lina Mendes reafirmou a disponibilidade do Governo para ir ao encontro de algumas propostas que beneficiem os docentes. A governante alertou, no entanto, para a necessidade de se chegar a consensos que beneficiem o sistema regional de ensino e os alunos, a par da satisfação de aspirações dos professores. “Nós vamos, com bom senso, procurar encontrar pontos onde será possível, em benefício dos docentes, chegarmos a um acordo, a um consenso”, declarou Lina Mendes. No entanto, esse bom senso deve imperar também para “se pensar na qualidade do ensino e nos benefícios para os alunos”, em simultâneo com os benefícios para os docentes”, considerou." Perceberam? Pois. |
Estou
De férias. A ver o Pico em frente todos os dias. O Faial de vez em quando. E amigos, gente conhecida e desconhecida e sítios por onde já não passava há uns bons tempos e por aí fora.
Por isso estou.
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
Balancem-se que está na altura
Irrita-me solenemente esta coisa dos "balanços".
E não há cura para tal maleita social: chega-se ao final de Dezembro e nao há alma que não faça um balançozito.
O que correu bem, o que correu mal, o que espera do futuro, blá blá blá.
Ainda não repararam que (quase) toda a gente faz "balanços" nesta altura do ano?
Já pensaram em começar a balançar qualquer coisa assim tipo, no dia antes das férias de Verão?
Ou um dia depois de voltarem ao trabalho (para alguns, que não percebem o termo "trabalho", considerem-no substituído por "emprego")?
Os "balanços" fazem-me lembrar quem diz no dia do seu aniversário que "agora é que vai ser" e não é nada nunca mais é nada e agora é que vai ser todos os anos e nunca chega a ser mais do que o nada que já é.
22 de Fevereiro é uma data para (quem quiser) balançar. 12 de Agosto é outra.
E perguntam-me vocês: porquê 22/02 ou 12/08?
Sei lá. Tinha assim de repente, 365 dias para escolher. Eliminando imediatamente o dia de aniversário e o final do ano, lembrei-me destes.
Uma pessoa tem que explicar tudo?
Porra...
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
sábado, 20 de dezembro de 2008
A quem de direito: COMI A MARGE SIMPSON!
E fotografei-a antes de a comer. Sou a dizer que me soube bem, confesso, embora fosse perfeitamente dispensável o açúcar do cabelo, dos olhos, nariz, brincos e colar.
É que eu sou mais gomas, é um facto.
De qualquer maneira, comi a Marge Simpson e soube-me bem.
(aliás, disseram-me: "isso é de comer", portanto...)
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Constituituto
Constituição da República Portuguesa
Artigo 229º
(Cooperação dos órgãos de soberania e dos órgãos regionais)
1.
2. Os órgãos de soberania ouvirão sempre, relativamente às questões da sua competência respeitantes às regiões autónomas, os órgãos do governo regional.
3.
4.
Artigo 234º
(dissolução e demissão dos órgãos de governo próprio)
1. As Assembleias Legislativas das regiões autónomas podem ser dissolvidas pelo Presidente da República, ouvidos o Conselho de Estado e os partidos nelas representados.
2.
3.
Estatuto Político-Administrativo dos Açores
Artigo 114.º
Audição pelo Presidente da República sobre o exercício de competências políticas
Os órgãos de governo regional* devem ser ouvidos pelo Presidente da República antes da dissolução da Assembleia Legislativa e da marcação da data para a realização de eleições regionais ou de referendo regional, nos termos do n.º 2 do artigo 229.º da Constituição.
* Assembleia Regional e Governo Regional
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Sim... Sim... NIM!
Depois de votar favoravelmente o Estatuto Político-Administrativo dos Açores, por duas vezes na Assembleia da República, o PSD anunciou esta noite que à terceira é melhor abster-se (os deputados das regiões autónomas estão dispensados da disciplina de voto).
Não concordo.
Mais:
"...o líder parlamentar do PSD reiterou que será pedida a fiscalização sucessiva da constitucionalidade de uma dos artigos do Estatuto dos Açores contestados pelo Presidente da República, o artigo 114º, que os sociais-democratas consideram inconstitucional: “Se por acaso a norma vier a entrar em vigor, o PSD imediatamente pedirá a fiscalização sucessiva”. Fonte: LUSA
Pergunto eu:
Porque é que, logo da primeira vez, o Presidente da República não pediu ao Tribunal Constitucional para verificar a constitucionalidade do artigo 114º?
Será porque chegou à conclusão que o artigo não é inconstitucional? Ou escapou-lhe? Acredito mais na primeira hipótese.
O PSD vai pedir de imediato, a fiscalização sucessiva para quê? Para defender o "seu" Presidente da República?
EXTRA!!! EXTRA!!!
Zequinha Marfelindo é candidato do PSD à Câmara de Arrinhais da Alfaia do Interior de Baixo!!!
Ahh, já que estou aqui, digo-vos também que Santana Lopes é candidato do PSD à Câmara de Lisboa...
ACT: para explicar melhor este post, segue abaixo um excerto da notícia do Público:
"Em conferência de imprensa, o coordenador autárquico do PSD informou que já estão escolhidos mais de dois terços dos candidatos às autárquicas mas explicou que hoje anunciariam apenas dois nomes: Lisboa e Braga – capitais de distrito onde os social-democratas não lideram e que o partido considera primordiais, além de outras sete que por agora não serão reveladas. Ricardo Rio, presidente da comissão política concelhia do PSD de Braga, será o candidato “laranja” à autarquia."
1º Não foi a líder do partido a anunciar a candidatura de Santana Lopes a Lisboa
2º A candidatura de Santana Lopes não foi anunciada à parte, como se calhar mereceria, sendo a maior autarquia do país: o anúncio foi diluído com Braga.
Eu cá, cada vez mais acho...
...que a ausência dos deputados do (não só mas acima de tudo) PSD na Assembleia da República, precisamente na altura da votação do projecto do CDS-PP que recomendava ao governo de José Sócrates a suspensão da avaliação de professores, não aconteceu por mera coincidência.
Tal como houve deputados do PS que votaram a favor do dito projecto, outros houve que preferiram estar ausentes para não "ter que" votar a favor.
Ainda há dias este cenário esteve à vista na Assembleia Regional (ou melhor: Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores): os deputados da CDU, BE e PPM estiveram na iminência de abandonar o plenário, caso a proposta do PS que visa reduzir os custos de funcionamento da Assembleia tivesse ido a debate e votação no parlamento açoriano...
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Professores em consulta pública
"As propostas do Governo dos Açores de alteração ao Estatuto da Carreira Docente e ao Modelo de Avaliação dos Professores estão disponíveis, desde hoje, para consulta das entidades sindicais e interessados em geral, na página da Direcção Regional da Educação do Portal do Governo (www.azores.gov.pt).
domingo, 14 de dezembro de 2008
No falir é que está o ganho
Depois da Islândia falir, do Equador falir, quem se segue?
Aposto que a lista de países com as calças na mão, é grande.
E já estou a ver muitos países africanos (os tais do 3º ou 4º ou 5º mundo) em alta no mercado, vendendo aulas sobre "Como sobreviver com 1 Euro por mês".
Irónico, não?
sábado, 13 de dezembro de 2008
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
domingo, 7 de dezembro de 2008
Confessem lá
Há dias em que apetece é mandar tudo pró !?!)"$(#!^#%U//!" #$)!$#!)="?#!"#^(/!/"#!"#
(Patrocinado por Mediterranean Sundance - Rio Ancho . (é só googlar) Easy going...
sábado, 6 de dezembro de 2008
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
Weeeeeeeeeeeeee
Vivá Casa da Música, que só "NOS" custou a mais 77 milhões! Weeeeeeeeeeeeeeeeeeee
"O relatório do Tribunal de Contas às derrapagens na obra de construção da Casa da Música encontrou uma documentação «desorganizada e maltratada», com falhas que o Tribunal de Contas considera «graves». Os juizes queriam conhecer as razões que levaram a construção".
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Açores acima da média europeia
Em várias coisas, claro. O Governo diz que os Açores estão acima da média europeia em várias coisas.
Uma delas, digo eu (baseado no boletim semanal da Direcção-Geral de Energia e Transporte da Comissão Europeia) é o preço da gasolina.
O preço médio dos 27 Estados-membros da União Europeia era (na semana de 24 de Novembro) de 1,087 euros o litro. Nos Açores, era de 1,190.
O preço mais barato era o da Lituânia: 0,801 cêntimos.
No gasóleo, estávamos abaixo da média europeia, que é de 1,093. Cá custava na semana do estudo 0,930 cêntimos.
O gasóleo mais barato era vendido também na Lituânia, a 0,899 cêntimos por litro.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Estranho sindicalismo
Há greve nacional de professores. O pré-aviso de greve inclui (sendo nacional) os Açores.
Nos Açores, o Presidente do Governo e a Secretária da Educação reuniram com os representantes dos dois sindicatos de professores (SDPA e SPRA) e comprometeram-se a apresentar, dentro de 15 dias, um documento com possíveis modificações ao Estatuto Regional da Carreira Docente e ao modelo de Avaliação de Desempenho.
Ambos os sindicatos salientaram a abertura do Governo para dialogar e manifestaram a esperança de que o executivo regional apresente um documento com modificações que vão de encontro ao que (os sindicatos) defendem.
“À porta da greve”, SDPA e SPRA não foram capazes no entanto, de tomar uma posição clara acerca da greve.
Ambos acabaram por dizer (por diferentes palavras, mas conteúdo igual) que a greve é nacional e que por isso se pode estender aos Açores e que os professores que se sentem descontentes podem e devem fazer greve.
Mais “sério” seria se os sindicatos tivessem dito uma de duas coisas:
1º Apelamos aos professores dos Açores para que façam greve
ou
2º Estamos solidários com a greve no continente, mas nos Açores estamos em negociações, por isso, não partimos para a greve nem apelamos aos nossos sindicalizados para que o façam.
Ora, nem um nem outro foi capaz de o fazer.
Acabaram ambos por dizer qualquer coisa do género “façam greve se quiserem”.
Cheirou-me a um “lavo daí as minhas mãos”.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Entretanto, 4 anos
A 29 de Novembro, passaram 4 anos desde que criei esta coisa. Para variar, não me lembrei. Enfim.
E eu...
Chatterton
Chatterton, suicidou
Kurt Cobain, suicidou
Vargas, suicidou
Nietzsche, enloqueceu
E eu, não vou nada bem
Chatterton, suicidou
Cléopatra, suicidou
Isocrates, suicidou
Goya, enloqueceu
E eu, não vou nada nada bem
Chatterton, suicidou
Marc-Antoine, suicidou
Van Gogh, suicidou
Schumann, enloqueceu
E eu... puta que pariu não vou nada bem...