quinta-feira, 23 de junho de 2005

Música para uma noite calma... ou não.

Deu-me para revirar na tredúzia de cd's guardados...
(Re)Encontrei Tom Waits nos vários álbuns que tenho.
Deliciei-me.
Advertência: ou se gosta ou não se gosta.
Aprender a gostar de Tom Waits demora bastante tempo e é preciso conhecer o mínimo da carreira e da vida do compositor/cantor.

3 comentários:

Anónimo disse...

olha-me este a dar ar de culto.. vai mas é fazer alguma coisa de jeito ó palerma que já andam por aí muitos como tu e começa a ser ridiculo, embora fique-te bem o rótulo. Sim, foi um insulto, ou dois, ou três..

Anónimo disse...

Quem se der ao trabalho de mostrar cultura elevada só porque ouve Tom Waits têm uma noção muito errada de cultura! Entenda-se que há música que leva mais tempo a absorver que outra e algumas vezes em que o contexto de época, situação social e mesmo da própria experiência pessoal do sujeito são factores determinantes para a percepção total da mensagem musical ou/e social. Tenhamos por exemplo o Bob Dylan. Se a sua música não se tivesse como pano de fundo a contestação á política militarista do Vietname se calhar o Bob Dylan não teria passado de um simples cantor de folk. Ou tenhamos em consciência o Jazz que é uma música muito mais complexa e aonde a sua compreensão depende de alguma consciência de como funciona a música e as suas regras (ou a sua transgressão). Como exemplo inverso tenhamos em caso a Britney Spears de para ouvir a sua música não tenho necessidade nenhuma de saber que ela nasceu no Texas e que é virgem ( poissssss…… ).
Concluindo… Mostrar gosto musical por diferentes vertentes é normal e a consciência de que algumas músicas são mais difíceis de assimilar que outras, não mostra prepotência cultural ou mesmo superioridade. A única coisa que mostra é que, neste caso o Zirigunfo, perdeu algum tempo a ouvir Tom Waits e passou a gostar. Por exemplo eu conheço Tom Waits e toda a sua vida mas nem por isso gosto assim tanto da música dele (algumas vão outras nem por isso) mas não sinto que quem oiça Tom Waits seja mais culto que eu ou mesmo mais culto do que quem ouve Britney Spears, simplesmente têm uma visão diferente do panorama musical. Eu nem gosto muito do Tom Waits e odeio a Britney Spears…. E agora? Sou culto e estou a ofender-te ou devo ficar ofendido por não teres a capacidade de discernir o que é Cultura?

Anónimo disse...

Para começar tenho a dizer uma palavra ao senhor que preferiu não se identificar: ao dar uma resposta tão pouco inteligente ficou para trás em questão de cultura!
Segundo: o meu caro Zirigunfo não afirmou (ou talvez por miopia deste que vos escreve) que quem ouve Tom Waits é por tal mais inteligente.
Terceiro: é sem dúvida verdade que para se entender T. Waits se tem de ter um ouvido mais apurado e que Britney Spears HÁ MUITAS, ÓH PALHAÇO!
Um abraço para o senhor zirigunfo e que, se gosta de TOM WAITS, tal como eu, entao que cague proverbialmente para estes gajos.
Assinado:João Martins "Penicheiro"