domingo, 26 de junho de 2005

Faz confusão, no mínimo.

Há coisas que me causam uma ligeira, para não dizer grande confusão.
Ando na internet regularmente desde 96.
Já vi de tudo um pouco na Web.
Mas há certas coisas que dão que pensar, mais do que outras.
O Canal dos Açores (#acores) no IRC (Internet Relay Chat) tem um site onde os utilizadores podem criar galerias de fotografia, fóruns, blogs, conversar com outros users, comentar fotos, expor problemas, contactar dos mais diversos modos com outras pessoas.
Ora é claro que, como em qualquer outro site onde exista interactividade, e onde o utilizador passa a ser o próprio a decidir que conteúdos estarão à disposição, também esta página do canal dos açores está sujeita a situações que no mínimo, dão que pensar.
Não sei, sinceramente, como apelidar este tipo de situação, nãi sei inclusive se serão situações que mereceriam algum tipo de controlo parental ou não, não sei.
Sinceramente, faz-me apenas confusão que miúdas (e miúdos) de 14, 15 ou mesmo 16 anos disponibilizem na internet e neste caso específico, no site do canal dos açores, fotografias suas que podem ferir algumas susceptibilidades ou causar mesmo situações de incómodo aos próprios utilizadores que as disponibilizam.
Refiro dois casos, apenas dois, das dezenas que estão disponíveis numa página de livre e gratuito acesso. Esta, de uma miúda que diz ter 16 anos, e esta, de outra que garante ter 14. 14 anos.
Se calhar estou a fazer um filme sobre este assunto. Se calhar.
Por outro lado não acredito que algum pai saiba da existência deste tipo de fotografias disponíveis online.
Agora, acho delicado e no mínimo, discutível este tipo de atitude, por parte de adolescentes que provavelmente, nem sabem muito bem o que estão a fazer e só querem ter mais alguma da atenção que já têm (ou não).
A culpa, claro, não é de ninguém, é deles, é dos pais, é da própria sociedade em que estamos inseridos.
De qualquer forma e não querendo fazer juízos de valor acerca de um assunto que me parece no mínimo, complexo, manifesto a minha apreensão.

4 comentários:

João Pacheco de Melo disse...

Tens toda a razão; também a mim, no minimo, me faz confusão!

RD disse...

A mim também me faz muita. :(

Anónimo disse...

eu tb tou de acordo...porra...a minha irma tem quase akela idd...ando meio preocupado...tens mta razao no k escreveste!!! saudo-te!!!!

Anónimo disse...

se faz confusao ?? akilo é uma vergonha! ainda costumava a ter conversas com continentais do tipo.. "as miudas dos açores mm assim têm mais descrição". pois têm.. pois têm.. é xegar ali á zona das fotos do canalacores e ver akele degredo todo.. gradecissimas rameiras pa.. parece o chupa-mos.com á açoriana e o pior é ke elas mm é ke poem as suas fotos, o ke ainda é pior. ja me pus a pensar e nao sei sinceramente de kem é a culpa.. se é dos pais dessas pessoas por razoes ke nao vou estar a anunciar agora, se é da mentalidade dessas raparigas ainda em "fase de pedofilia" que mal começam-lhes a nascer pintelhos na dita cuja ja se axam umas mulheres e toca a mostrar as peles, ou se é culpa dos webmasters do site ke aceitam akilo descaradamente. é um atentado á dignidade de kualker um!