"Mar chão"?
quinta-feira, 30 de julho de 2009
O Viking está à espera de quê?
sexta-feira, 24 de julho de 2009
quinta-feira, 23 de julho de 2009
A PJ tem dias bons e dias muito maus
quarta-feira, 22 de julho de 2009
É fácil NÃO gostar
A RTP Açores insiste em passar no final do Jornal da Tarde, 3 spots seguidos da campanha que apela a que os açorianos recebam bem os turistas...
terça-feira, 21 de julho de 2009
O SJ mexeu-se!
O Sindicato de Jornalistas não ficou indiferente à questão SLB - TVI. Ainda bem.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Péssimo, péssimo...
Açores em cima do joelho #2
Barcos, claro.
Só não publiquei isto antes, por causa da notícia do Açoriano Oriental sobre o estudo que vai ser encomendado para perceber de uma vez por todas (espero eu, mais a grande maioria dos açorianos, estou certo) que barcos, que portos, que género de operação é ideal para os Açores.
O que quer dizer (digo eu) que até agora isto andou tudo a ser feito em cima do joelho.
Já se desconfiava: agora é (minha) convicção geral.
Mas porque raio foram necessários tantos tantos e tanta operação coxa, para chegar à conclusão que melhor seria perceber o que é que os Açores, com todas as suas especificidades e condicionalismos, precisariam para ter uma operação decente, regular e consistente?
A notícia da execução de um estudo “aprofundado” desta natureza faz-me tirar ainda outra conclusão: o Governo ignorou talvez o melhor (ou único quadro) especialista em assuntos desta natureza; o deputado socialista Lizuarte Machado, ex-comandante da marinha mercante.
Estranho (ou talvez não) é que a execução deste estudo agora anunciado surja depois do artigo que o deputado do PS na Assembleia Regional escreveu no Jornal do Pico, dando precisamente a sua opinião acerca do que precisa este arquipélago para ter uma operação de transporte marítimo de passageiros e viaturas inter-ilhas, decente.
Por outro lado, é estranho que o próprio deputado socialista tenha sentido necessidade de vir para os jornais, dizer o que pensa.
Terá Lizuarte Machado parado para perguntar a si mesmo “mas afinal, para que raio é que me querem como deputado neste partido?”.
Eu, no lugar dele, perguntava.
sábado, 18 de julho de 2009
Excelente
Perante a campanha que está a passar (não só, mas também) na RTP Açores, é inevitável pensar nesta imagem. Está brutal!
Açores em cima do joelho #1
Não sei se já repararam (de certeza que já repararam) que cá (nos Açores) parece que os “projectos de desenvolvimento” são feitos/decididos com base em grandes estudos feitos... em cima do joelho.
Isto não tem a ver com partidos: tem a ver com pessoas. Só pode.
Vejamos alguns casos:*
Nos Açores sempre choveu bem. “É facto”. Claro está que nós, Açorianos, sempre recusámos e contestámos a ideia de que nos Açores chovia muito: caramba, sempre negámos aos “amigos” continentais que cá não chovia nada por aí além. Se disséssemos o contrário, correríamos o risco de afugentar os turistas: “ah, chove muito lá, é melhor nem pôr lá os pés”.
Mas o facto de, por norma, chover bem no arquipélago, levou a outras consequências que agora estão à vista e pelos vistos, se a coisa continuar assim, vão sobressair ainda mais nos próximos anos: nunca ninguém (Governo, Câmaras, Juntas) se preocupou (e pelos vistos sequer pensou) em acautelar o futuro: “ah, enquanto chover, não falta água por cá”.
Pois é: a chatice é quando não chove(r).
E pelos vistos, até hoje ninguém tinha pensado que um dia, talvez, quem sabe, a chuva vai dar uma volta ali ao lado e deixa de cair como “normalmente” caía em cima das ilhas.
Resultado: as lagoas têm menos água, a agricultura vê-se à rasca e tem que ir buscar água a quilómetros e as pessoas vêem a água racionada ou sem qualidade.
Porquê? Por falta de planeamento e de prevenção.
Tal como muitas outras áreas, neste arquipélago.
Claro que a culpa é da meteorologia, não é de todos os que fizeram pouco ou nada para precaver situações deste género.
Renovar é fácil
Há dias renovei 99% do cabeçalho deste meu blogue: mudei a foto.
Como vêem, renovar é fácil.
PS e PSD (Açores) acenam também com uma renovação de 80% nas listas de candidatos às legislativas. Lindo. Serve é de pouco.
É que em qualquer um dos casos, o máximo que pode acontecer é renovarem 33,333333% dos deputados pelos Açores na AR, visto que um dos partidos provavelmente elege 3 deputados.
Os outros, os novos, a grande maioria dos que representam esses 80% de "renovação", não servem para nada (a não ser dar o nome para constar numa lista).
Renovação efectiva? Pouca ou nenhuma.
Na prática, pouco ou nada vai mudar.
terça-feira, 14 de julho de 2009
Gostei
O descrédito (também) é assim
Inquérito no jornal "A União". Vale o que vale.
Acredita que o navio Viking vai operar nos Açores?
Sim:20 (24,69%)
Não:61 (75,31%)
TOTAL: 81 (100%)
segunda-feira, 13 de julho de 2009
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Tenham lá paciência
A malta "desculpa" quase "tudo", mas o que é demais, diz o povo, acaba por cheirar mal.
terça-feira, 7 de julho de 2009
segunda-feira, 6 de julho de 2009
É no que dá...
... deixar a propaganda eleitoral ficar nas ruas, depois das eleições... (cartaz colocado junto à Escola Domingos Rebelo)
domingo, 5 de julho de 2009
Mais um que só serve de "montra"
Perguntaram-me esta tarde acerca dos eventos de aniversário das Portas do Mar. O que ia acontecer e a que horas.
Valium Skies
Para terminar o dia ou para qualquer outra ocasião em que apetece estar em silêncio a ouvir (boa) música.
sábado, 4 de julho de 2009
Exemplos educativos, não?
Já o escrevi várias vezes, em vários espaços.
Microsoft OLE DB Provider for ODBC Drivers error '80004005'
[MySQL][ODBC 3.51 Driver]Unknown MySQL Server Host 's001sqlb.azores.gov.local' (11004)
/inc/dataconnection.asp, line 7
Erro, não é? Pois é.
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Outra...
Carne IGP - "As suas características estão, assim, intimamente ligadas, por um lado, às condições edafo-climáticas dos Açores, propícias à criação de gado em pastagens naturais e, por outro, aos métodos ancestrais de alimentação e condução do gado seguido pelas populações da região."
Leite - “A produção de leite e queijo com boas características organolépticas está dependente de uma alimentação de qualidade. A erva da pastagem, porque tem períodos de crescimento curtos, possui-as geralmente, e transmite ao leite a qualidade que é desejável”.
Leite - "Nós temos uma produção feita à base de erva. Existe, claro, suplementos com rações, mas em muito menos escala do que no continente, porque temos pastagens todo o ano."
COMIDA - "Graciosa sem comida para o gado por causa da seca"
Falta água? Falta erva.
Falta erva? Falta alimentação de qualidade.
Falta alimentação de qualidade? Carne e leite acabam prejudicados.
Leite acaba prejudicado? Queijos acabam prejudicados.
E por aí fora.
Agora a sério...
Façam-me um favorzito e expliquem-me cá uma coisa:
É mesmo verdade que este arquipélago esteve até agora convencido de que a chuva era suficiente para alimentar de água estas 9 ilhas?
Nunca ninguém se mexeu para prevenir EVENTUAIS faltas de água (que é como quem diz, de CHUVA)?
Andam agora a fazer furos à pressa, a ver se conseguem remediar a coisa?
Nunca pensaram que se calhar um dia destes (que é como quem diz, um ano destes) ia chover bastante menos do que "habitualmente"?
Mesmo perante estes últimos 10 anos, ninguém se apercebeu que o clima estava a ficar instável e que já não se podia confiar assim tanto na chuva "habitual"?
A sério?
Isto é escabroso...
Edição Extra
Excelente! Ehehehe. Lembram-se do episódio? Aqui fica uma sátira ou "o que realmente aconteceu" segundo o Edição Extra. (via activismo de sofá, no Twitter)
quinta-feira, 2 de julho de 2009
mais 2 casos confirmados e 2 suspeitos
Já são 4, ao todo, os casos de Gripe A confirmados nos Açores.
À criança de 4 anos e à mulher de 43, juntam-se agora as confirmações do homem de 84 anos internado no Centro de Saúde da Graciosa e o da mulher de 29 internada no Hospital de Ponta Delgada, ambos provenientes do Canadá, no mesmo voo.
Entretanto, há mais 2 casos em investigação: uma mulher de 73 anos em São Roque do Pico e um homem de 33, no hospital de Angra. Resultados devem ser conhecidos amanhã, bem como os resultados dos casos de Vila do Porto e Ponta Delgada
2º caso confirmado
Está confirmado o 2º caso de Gripe A nos Açores. Trata-se da mulher que chegou ontem de Palma de Maiorca e foi internada no Hospital de Angra.
Entretanto, surgiu mais um caso suspeito: um homem que regressou do Canadá, está internado no Centro de Saúde da Graciosa.
Falta ainda conhecer o resultado das análises da senhora que regressou do Canadá (no mesmo voo da criança infectada) e está internada no Hospital de Ponta Delgada.
E ainda mais um
Outro caso suspeito: uma mulher que viajou no mesmo avião que a criança (caso confirmado) internada na Terceira, está hospitalizada em Ponta Delgada, com suspeitas de Gripe A.
Gripe A: 1 confirmado / outro por confirmar
Depois de confirmado o caso de Gripe A, da criança de 3 anos internada no Hospital de Angra, surgiu MAIS UMA SUSPEITA: uma mulher que chegou hoje (também) à Terceira, proveniente de Palma de Maiorca.
Os resultados das análises devem ser conhecidos durante esta quinta-feira.